Brincadeiras musicais: 7 ideias para a educação infantil

As brincadeiras musicais — assim como qualquer outro tipo de brincadeira na Educação Infantil — não têm como função apenas distrair as crianças ou preencher o seu tempo.

Elas são uma grande ferramenta pedagógica para o correto desenvolvimento dos pequenos. Brincando, elas aprimoram o domínio social, desenvolvem-se do ponto de vista psicomotor, melhoram os  processos cognitivos, a linguagem e criam laços sociais mais facilmente em casa e na escola.

Como especialista no desenvolvimento de estratégias pedagógico-musicais, gostaria de indicar algumas brincadeiras para você usar com teus filhos ou alunos. Todas elas fazem parte do meu livro Trangalhadanças e quase não precisam de materiais complementares.

Ficou interessado em melhorar a sua relação com as crianças educando e se divertindo ao longo desse processo? Então segue comigo até o fim deste artigo!

1. Brincadeiras musicais do “Bom Dia”

Cada pessoa tem a sua rotina particular ao acordar. São rotinas que desenvolvemos ao longo dos anos, e que fazem muita diferença no nível de energia que teremos disponível até o final do dia.

Essa brincadeira tem essa finalidade: embora não precise ser realizada de manhã, ela ajuda a sintonizar a criança com seu corpo e preparar-se para o dia. Inclusive, ela também auxilia no despertar da consciência dos pequenos para esses rituais.

Em outras palavras, a proposta é cada um expressar do seu jeito o seu bom dia na canção. Também dá pra reinventar todos os gestos da música. Se você é pai, use-a depois que o pequeno acordar. Se é professor, faça a brincadeira do bom dia antes de começar o dia na escola.

2. Brincadeira do pica-pau

E já que falamos sobre rotinas ao acordar, um dia acordei com um pica-pau amarelo bicando a minha janela. Aquele pássaro, de certa forma, interferiu um pouco na minha rotina matinal, mas também me deu inspiração.

Em seguida, sentei e compus uma canção graças a essa inusitada experiência da manhã. Depois, criei a brincadeira que acompanha o ritmo da música, e que você pode conferir no vídeo abaixo:

3. Jogo da bolinha de sabão: uma das minhas brincadeiras musicais favoritas

Esta daqui é uma adaptação. Originalmente, essa música foi composta pelo músico Paulo Tatit, do projeto Palavra Cantada. Adaptei o arranjo e criei uma brincadeira a partir do ritmo, que ficou bem interessante.

Essa atividade brincante envolve a dança e os movimentos com os braços. Quem tem crianças pequenas em casa pode dividir as duas coisas, começando com os pés e depois introduzindo as mãos, por exemplo.

Separei um vídeo em que eu e outros pais e educadores fazemos o jogo da bolinha de sabão. Veja que nem todos conseguem coordenar os movimentos o tempo todo, e que ainda assim é muito divertido.

O importante é exigir aos poucos das habilidades motoras das crianças, fazendo com que se sintam seguras para interagir.

4. Brincadeiras com música do ovo podre

Pra essa brincadeira, vocês só vão precisar de uma bola pequena e algumas almofadas para sentar no chão. No final do vídeo tem uma variação, para quem quiser brincar de pé.

Crianças maiores ou mais agitadas vão preferir a segunda versão, mas é interessante experimentar as duas. Lembre-se que é possível, também, acelerar a canção para tornar as tarefas com a bola mais desafiadoras.

 

5. Brincadeira do “eu fui à China”

Essa daqui é antiga e não fui eu quem compôs. Repare que, embora ela apresente desafios à coordenação motora, há também a proposta de conseguir memorizar e cantar a letra da canção.

Como explicado anteriormente, vá devagar com as crianças nessa hora, sobretudo as menores. Introduza um elemento de cada vez: comece com a coordenação das mãos e dos pés e, depois, incentive-as a cantar.

Isso, claro, se elas apresentarem dificuldade de fazer tudo junto de primeira. Se não, é só deixar fluir a brincadeira. Abaixo, você confere o vídeo em que explico a coreografia sentado, mas se quiser brincar de pé, este aqui é melhor.

 

6. Brincadeira do “Pó pôr o Pó”

Outra brincadeira que envolve desenvolvimento da linguagem e também das habilidades psicomotoras é a do “pó pôr o pó”. Se alguma criança apresentar dificuldades repetidas de coordenar a letra das outras canções com os movimentos, essa brincadeira pode ser muito útil.

Ela não é tão desafiadora quanto as anteriores, então pode ser usada como ponto de partida para outras brincadeiras semelhantes.

 

7. Brincadeira para relaxar: “ Boa Noite”

Para encerrar, quero compartilhar a brincadeira do “Boa Noite”. Ela não precisa necessariamente ser realizada antes de dormir, e funciona muito bem para ser a última da série.

Afinal, é comum que as crianças fiquem agitadas ao fim das atividades brincantes, e não vamos querer que toda essa adrenalina atrapalhe o seguimento do dia dos seus filhos ou alunos, concorda? Então, reserve um tempinho ao final da série para relaxar.

 

Espero que este artigo tenha ajudado você a compreender um pouco mais sobre o poder das brincadeiras musicais no desenvolvimento das crianças. Eu acredito muito nas atividades com música na educação, e nos momentos de qualidade que passamos com nossos filhos ou alunos.

Se quiser fazer parte da minha lista de e-mails, deixe seus dados no formulário abaixo. Assim, posso enviar a você conteúdos ainda mais específicos para melhorar o seu tempo com as crianças por meio da junção entre música e educação!